Brasileiro e queniano aparecem como principais favoritos na Corrida de Reis em Cuiabá/MT

Sharing is caring!

O brasileiro Giovani dos Santos e o queniano Edwin Kipsang aparecem como principais favoritos na Corrida de Reis, principal prova de rua do Centro-Oeste. Os dois levaram as duas últimas edições, Giovani ano passado e Kipsang em 2016. No feminino, a queniana Esther Kakuri, atual campeã, surge como a principal candidata. A largada da elite masculina e geral será às 8h30 (de Brasília) deste domingo, e terá transmissão ao vivo pelo GloboEsporte.com.

Esta é a 34ª edição da Corrida de Reis, que reúne 15 mil pessoas pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso. São 10 km com largada na ponte Sérgio Mota, ponto turístico, que divide a cidade de Várzea Grande da capital Cuiabá.

Com hegemonia dos africanos na última década, os brasileiros querem mudar esta escrita. Na última edição, no masculino, Giovani dos Santos venceu e quebrou a sequência de vitórias africanas, que durava oito anos. No feminino, o tabu é ainda maior, são 10 anos sem conquistas brasileiras. Desde 2008, que só as quenianas chegam no lugar mais alto do pódio.

Favoritos

No masculino a disputa deve ser mais acirrada. O atual campeão da Corrida de Reis, Giovani dos Santos, venceu a Volta da Pampulha no fim do ano passado, mas não terminou a São Silvestre. Ele terá a companhia do queniano Edwin Kipsang Rotich, campeão três vezes da Corrida de Reis – 2013, 2014 e 2016 – e que foi 3º lugar na última São Silvestre.

Outros candidatos a subir no lugar mais alto do pódio são Maxwell Kortek Rotich de Uganda. Ele foi 10º lugar na São Silvestre e 3º na Volta da Pampulha; Ederson Vilela Pereira foi 12º colocado na São Silvestre – o melhor brasileiro; Paul Kirpkorir Kipkemoi, do Quênia, foi 4º lugar na Corrida de Reis do ano passado e 7º na São Silvestre; Demiso Legese Gudeta, da Etiópia, foi 11º na São Silvestre; o capixaba Valério de Souza e o mato-grossense Wendel Jerônimo Souza fecham a lista.

No feminino a lista de favoritas é menor. A Esther Chesang Kakuri do Quênia é a atual campeã da Corrida de Reis e foi 6ª lugar na São Silvestre. Paskalia Chepkorir também do Quênia subiu no pódio na São Silvestre – 5º lugar. Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia e a brasileira Maria José de Sousa integram a lista de candidatas ao título.

As informações são do Folha Max.

Tereré News

Editor - Tereré News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *