Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 15 de Outubro de 2019

Tecnologia

Bonito participa do Programa de Inovação Educação Conectada

Prefeitura Municipal de Bonito/MS
Foto: Prefeitura Municipal de Bonito/MS Educação Conectada

Objetivo do programa é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica

O município de Bonito está participando do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica, auxiliando para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet; destinar aos professores a possibilidade de conhecer novos conteúdos educacionais; e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais

Efetivamente, o Programa Federal será implementado em três fases:

• Fase de indução foi de 2017 a 2018: fase de construção e implantação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos da educação básica para conseguir resultado positivo a partir de elementos previamente estudados e aplicados;

• Fase de expansão (2019 a 2021): fase de expansão do Programa e ampliação da meta para alcançar o atendimento de 85% dos alunos da educação básica. Será também a fase de avaliação dos resultados na qualidade da educação em conectividade, com base na formação, na utilização dos recursos educacionais digitais e capacidade de gestão dos recursos financeiros e dispositivos legais disponibilizados;

• Fase de sustentabilidade (2022 a 2024): fase da integralização do Programa para o alcance da meta de atendimento de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

Para isso o Programa de Inovação Educação Conectada inspirou-se na Teoria das 4 Dimensões, desenvolvida pelo Instituto Kennisnet, dedicada à inovação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a educação primária, secundária e treinamento vocacional. As quatro dimensões são: VISÃO, FORMAÇÃO, RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS E INFRAESTRUTURA, que conforme informações das escolas pelos diretores são avaliadas em Níveis Básico, Intermediário e Emergente.

Bonito aderiu ao programa em 2018, todas as Unidades Escolares da Rede Municipal participaram do questionário através do PDDE Interativo, gerando um Diagnóstico da situação quanto ao uso tecnológico pelos alunos/professores. Em 2019 foi baixado o MEDIDOR EDUCAÇÃO CONECTADA em todas as Unidades. Todos os gestores receberam a devolutiva do diagnóstico no PDDE interativo, em que receberam orientações sobre o Nível em que se encontram diante das quatro dimensões, com sugestões de Ações a serem desenvolvidas.

De acordo com as informações cedidas pelos diretores no PDDE interativo, nas devolutivas o município se encontra nos seguintes Níveis:

1 Centro de Educação Infantil na dimensão Visão = 8.3% em Nível Básico.

5 UNIDADES na dimensão Formação = 41.6% em sendo 1 Nível Intermediário, 2 em Nível Básico e 2 em Nível Emergente.

6 UNIDADES na dimensão Infraestrutura = 50% sendo 5 em Nível Básico 1 em Nível Emergente.

Devido nenhuma escola atingir Nível Emergente na dimensão Recursos Educacionais Digitais, o município não recebeu, até o momento, recurso financeiro federal para auxiliar o desenvolvimento do Programa.

O Programa possui um articulador no município. Os articuladores atuam na realização das ações de apoio e suporte técnico aos municípios, no processo de implantação do Programa de Inovação Educação Conectado e elaboração do Plano Local de Inovação.

Para 2019 em Bonito consta no Plano Local formação para coordenadores e professores das salas de Tecnologia através dos cursos online gratuitos oferecidos pela Plataforma MEC, CENPEC e parceria com a FAVENI com mini cursos.

Deixe seu Comentário