Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 20 de Outubro de 2019

Educação

Bonito: Alunos da EJA participam de aula prática no Buraco das Araras

Prefeitura Municipal de Bonito / MS
Foto: Divulgação Aula-técnica foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC)

Vários que participaram da aula prática nunca tinham visitado antes qualquer atrativo de Bonito ou da região

Com a finalidade de proporcionar aos estudantes do 7° Ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) oportunidades para construir, na prática, conhecimentos sobre meio ambiente, a Escola Izaura Pinto Guimarães realizou no sábado, dia 13 de abril, uma visita técnica ao atrativo turístico Buraco das Araras (Jardim Ecopark), no município de Jardim.

A atividade, proposta pelo professor da disciplina de Ciências, Elton Teixeira, foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que proporcionou o transporte. Contou ainda com a supervisão da diretora Sônia Fabrão e o apoio voluntário da professora Adriana Azevedo (que acompanhou a atividade juntamente e os alunos).

A visita teve também o apoio e a participação do proprietário da fazenda onde fica o atrativo, Modesto Sampaio, que atendeu pessoalmente os alunos juntamente com a sua equipe.

De acordo com o professor Elton, a atividade faz parte do "Projeto Educar para Motivar", por ele desenvolvido em sintonia com os parâmetros nacionais curriculares, visando:

a) Motivar os alunos fomentando a prática da pesquisa, em loco (no próprio local);

b) Proporcionar aulas dinâmicas, com itens motivacionais, procurando evitar a evasão de alunos da EJA e assegurar que concluam os estudos, melhorando a qualidade de vida e concretizando sonhos e expectativas pessoais;

c) Utilização de diversos meios, tanto tecnológicos, quanto práticos para aproximar o aprendizado a realidade do aluno;

d) Desenvolver capacidades cognitivas, afetivas e de inserção social;

e) Utilizar diferentes linguagens para se expressar e comunicar;

f) Ampliar o conhecimento com a utilização de diferentes fontes de informação;

g) Desenvolver o pensamento lógico, criativo e a análise crítica;

h) Relacionar os conhecimentos com o mundo do trabalho, buscando esclarecer aspectos sobre a inserção no mercado.

Foi ressaltada também por ocasião da aula a importância do turismo e da preservação ambiental para o município, bem como o importante papel dos guias de turismo e das profissões ligadas ao setor.

Segundo os organizadores, a aula foi considerada proveitosa e esclarecedora pelos alunos, alguns dos quais nunca tinham visitado anteriormente qualquer atrativo de Bonito ou da região.

Deixe seu Comentário