Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 23 de Outubro de 2019

Política Regional

Bataguassu: Parceria entre Prefeitura e Reciclanip promove destinação correta de pneus

Prefeitura Municipal de Bataguassu / MS
Foto: dengue-pneus dengue-pneus

Município faz parte da maior cadeia de logística reversa de pneus inservíveis do Brasil

A Prefeitura de Bataguassu, através da parceria entre Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; e Associação de Coleta de Pneus Inservíveis (Reciclanip) tem propiciado a destinação correta de pneus inservíveis descartados por borracharias e oficinas no município. A medida alia os benefícios para a limpeza pública quanto os cuidados necessários ao meio ambiente e saúde, uma vez que os materiais podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue - o Aedes Aegypti, se descartados inadequadamente.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Nilo José Perlin, após contato da municipalidade com a Reciclanip, em torno de 36 toneladas do material foram recolhidas recentemente.

Bataguassu, desta forma, faz parte da maior cadeia de logística reversa de pneus inservíveis do Brasil, através da Reciclanip, com a destinação adequada de pneus inservíveis, contribuindo diretamente para preservação do meio ambiente.

Perlin frisa que os pneus estavam armazenados na área do transbordo local e foram levados para um ponto de coleta da associação, em Campo Grande. “Na capital sul-mato-grossense e em outras bases do País da Reciclanip, os pneus inservíveis são transformados em diversos produtos como material energético para fornos de indústrias, solados de sapatos, tapetes, asfalto e outros”, comenta.

Ele lembra que a forma de destinação dos pneus é regulamentada pelas resoluções nº258 e 301 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que em linhas gerais determinam que fabricantes e importadores de pneus devem dar uma destinação final adequada aos pneus.

O secretário lembra que a ação contou com o apoio dos agentes de endemias (Secretaria Municipal de Saúde) e profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. 

Reciclanip

Criada em 2007, a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria nacional de pneus, tem o objetivo de fortalecer as iniciativas do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criado em 1999, seguindo o modelo de gestão de empresas europeias, com grande experiência nessa área.

Hoje, a entidade é a maior iniciativa de destinação de pneus inservíveis entre os países da América Latina e conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional. 

Deixe seu Comentário