Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 23 de Outubro de 2019

Política Regional

Aquidauana: Saúde do Trabalhador intensifica ações do Prêmio de Incentivo

Prefeitura Municipal de Aquidauana / MS
Foto: Prefeitura Municipal de Aquidauana / MS Saúde do Trabalhador intensifica ações do Prêmio de Incentivo

O Serviço em Vigilância em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Aquidauana em parceria com o CEREST vem executando, a partir deste mês de junho, as ações do Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nas áreas rurais do município de Aquidauana.

Dentre as ações executadas em conformidade com o plano de ação, foi elaborado um cronograma de atendimento coletivo e individual - Palestras sobre a especificação de utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI /NR6, orientação ergonômica, postura de trabalho e ginastica laboral, doenças relacionadas ao trabalho, LER/DORT, PAIR, dermatoses ocupacionais, câncer relacionado ao trabalho, acidentes de trabalho grave, transtornos mentais, pneumoconioses, acidentes com animais peçonhentos, acidentes com material biológico, intoxicação exógena. 

Foram abordados ainda a importância da notificação de acidentes de trabalho ao serem atendidos nas redes sentinelas. “Destacamos o apoio operacional da SESAI – Secretaria Estadual de Saúde Indígena, no acesso aos trabalhadores que exercem atividades rurais”, pontua Guilherme Pinheiro, técnico em segurança do trabalho da Prefeitura de Aquidauana.

Foram adquiridos com o apoio do comércio local, produtos de utilização do trabalhador do campo os quais foram sorteados durante os eventos. Também é feito todo um trabalho de orientação sobre animais de grande porte, animais de pequeno porte, lavoura, horta ou outras atividades do campo, como a agricultura familiar e a melhoria dos produtos comercializados na Feira da Estação, que acontece em Aquidauana, quinzenalmente no centro da cidade.

No decorrer das apresentações percebeu-se a satisfação dos participantes, a carência das informações relacionadas ao trabalho, principalmente, no novo molde do setor previdenciário e cursos de produtos de higiene e limpeza (sabão e detergentes).

Diante disso, a equipe da Serviço de Saúde do Trabalhador afirmou que estarão buscando novas parcerias, como, por exemplo, com a Secretaria Municipal de Produção, para melhorar e dinamizar o atendimento às demandas para execução de cursos nas áreas de interesse dos trabalhadores, com metodologias de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Vale destacar que o Serviço de Saúde do Trabalhador funciona ligado ao Núcleo de Vigilância em Saúde, conta com sete servidores das áreas de: medicina do trabalho, psicologia do trabalho, fisiologia do trabalho, técnico em segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e gestão em saúde ambiental. 

A equipe não atende apenas os trabalhadores município de Aquidauana, com suas aldeias e distritos, mas da microrregião, que engloba os municípios de: Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque.

A função principal da equipe é trabalhar com a promoção e prevenção da saúde do trabalhador, desenvolvendo ações como: palestras, treinamentos, capacitações, assessoria técnica de saúde em segurança do trabalho, assistência com atendimento de psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros e avaliação médica dos trabalhadores.

No ano passado, a equipe da Saúde do Trabalhador concorreu e foi premiada com um carro 0 km no Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pelo Governo do Estado.

Fonte: AGECOM

Deixe seu Comentário