Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 18 de Julho de 2019

Cultura e Lazer

Aquidauana: Inscrições abertas para o Concurso Artístico e Literário em comemoração aos 127 do município

Prefeitura Municipal de Aquidauana / MS
Foto: Prefeitura Municipal de Aquidauana / MS Concurso Artístico e Literário

Poesia, fotografia e desenhos, manifestações artísticas importantes que mais uma vez ganham espaço em Aquidauana. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação abriu as inscrições para o 1º Concurso Artístico e Literário de Aquidauana.

No ano passado, foram realizados dois concursos, um para desenhos e fotografia (artístico) e outro para poesias (literário). Este ano, a SEMED unificou os dois concursos, tornando-se um evento único para valorizar a arte, a fotografia e a literatura como destaques nas comemorações dos 127 anos do município de Aquidauana.

Assim, o concurso será um dos eventos culturais que irão compor a programação oficial do aniversário da cidade e tem o objetivo principal de selecionar trabalhos inéditos, em modalidades e categorias distintas, visando à valorização do patrimônio cultural, material, imaterial e histórico do Município de Aquidauana.

O 1º Concurso Artístico e Literário de Aquidauana está com inscrições abertas e gratuitas até o próximo dia 25 de junho. A escola e/ou participante deverá inscrever os trabalhos na Secretaria Municipal de Educação/SEMED, no Setor de Protocolo, onde também deverão ser entregues os trabalhos a partir do dia 17 de julho a 26 de julho de 2019 para avaliação.

Cada aluno poderá participar somente com uma obra de cada categoria, conforme a modalidade, nos seguintes segmentos: Educação Infantil – Desenho; Ensino Fundamental I – Anos Iniciais – 1º ao 5º ano – Desenho e Poesia; Ensino Fundamental II – Anos Finais – 6º ao 9º ano – Desenho, Conto e Fotografia; Ensino Médio – 1º ao 3º ano – Desenho, Crônica e Fotografia; Educação de Jovens e Adultos – 1ª e 2ª fases – Desenho e Poesia; Educação de Jovens e Adultos – 3ª e 4ª fases – Desenho, Conto e Fotografia; Categoria Livre – Fotografia, Desenho e Crônica.

Para as produções literárias serão atribuídas pontuação em cada texto, de 0 a 10, observando os quesitos de gênero textual, coerência, coesão, ortografia, criatividade. Já nos desenhos os aspectos avaliados são: coerência com o tema; originalidade; criatividade; e impacto visual (vivacidade, traçado, colorido, perspectiva). 

Para o concurso de fotografias, fica estabelecido em edital que elas deverão retratar o patrimônio cultural, material, imaterial e histórico do município de Aquidauana e serão avaliadas: coerência com o tema, originalidade, impacto visual e qualidade da imagem. 

Os resultados finais serão divulgados no dia da premiação - em data a ser divulgada no Calendário do Aniversário da Cidade -, bem como as obras e os nomes dos autores, serão publicados no Diário Oficial do Município de Aquidauana. Os vencedores receberão certificados e medalhas conforme sua classificação final e no ato da premiação deverão assinar Termo de Autorização de Uso de Imagem e de publicação de seu texto, desenho ou fotografia, que poderão ilustrar peças publicitárias e materiais institucionais do Município.

O formulário de inscrição está disponível no site da Prefeitura no banner do “Concurso Artístico e Literário”, link: www.aquidauana.ms.gov.br. Para conhecer as regras e o regulamento completo do concurso acesse o Diário Oficial do Município, na edição nº 1214, de 10 de junho de 2019, páginas 03 e 04, no link: http://aquidauana.ms.gov.br/DOEM/DOEM_AQUIDAUANA-1214-20190610.pdf .

Fonte: AGECOM

Deixe seu Comentário