Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 23 de Setembro de 2019

Agro e sustentabilidade

Alcinópolis: Prefeitura interdita estacionamento para transmitir mensagem sobre preservação

Redação TerereNews
Foto: alcinopolisdiadaarvore-tererenews alcinopolisdiadaarvore-tererenews

Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore e a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – SEMUDES resolveu transmitir uma mensagem sobre preservação de forma simples, mas muito eficiente: interditou os estacionamentos que têm sombras de árvores. 

Desta forma, ao chegar ao trabalho logo pela manhã os servidores da Prefeitura de Alcinópolis, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Câmara Municipal e Escola Municipal Alcino Carneiro precisaram encontrar novos lugares para guardar seus carros, bem longe das sombras. 

Segundo a secretária municipal da SEMUDES, a bióloga Bruna Barbosa, a ideia foi demonstrar como as árvores são fundamentais na vida da população. “Os servidores e demais pessoas que ocupam as sombras das árvores todos os dias perceberam na prática como a falta delas interfere em nosso bem-estar, muda a nossa rotina e causa incômodo”, explicou a bióloga. 

A advogada Poliane Oliveira, da controladoria interna da Prefeitura de Alcinópolis, afirmou que o dia foi muito quente e a sombra da árvore fez muita falta. “Imagine se aquela árvore não estivesse mais ali? Esta ação tocou em minha consciência e me fez refletir que precisamos desmatar menos e plantar mais. Parabéns a todos os envolvidos por nos ensinar valores que às vezes passa como insignificante”, disse. 

Além de interditar os estacionamentos, com o apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) a Secretaria distribuiu mudas para plantio e realizou uma panfletagem sobre o tema, que contou com a ajuda alunos da Escola Municipal, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

A Data também foi lembrada no Centro Municipal de Educação Infantil, Brenno Crisóstomo Duart, onde os pequenos estudantes aprenderam a como plantar árvores. “É gratificante ver o olhar curioso deles e perceber que eles serão agentes de modificação para um mundo mais sustentável”, disse a diretora da escola, professora Mônica Cordeiro. 

Por que as árvores são importantes?

As árvores refrescam o ambiente. Isso acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustível. Ou seja, mais oxigênio para nós, humanos. As árvores mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isso sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim. Vamos preservar? 

 

Deixe seu Comentário