Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Abril de 2019

Mato Grosso do Sul

Agepan participa de encontro nacional sobre fiscalização da geração de energia

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra

Técnicos da Diretoria de Gás, Energia e Aquário da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) participam esta semana do I Encontro Nacional da Fiscalização da Geração – ENAFIG, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Programado para os dias 10 a 12 de abril, o encontro técnico tem o objetivo de nivelar informações do setor de geração de energia elétrica, atualizar procedimentos, fomentar o diálogo e favorecer a troca de experiências entre os fiscais da Superintendência de Fiscalização da Geração, unidade da Aneel responsável pelo segmento, e das Agências Estaduais e de outros órgãos envolvidos no processo.

O ENAFIG reunirá, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, integrantes das agências estaduais que realizam, em convênio com a agência federal, a fiscalização dos serviços de geração de energia. Da Agepan, participam os engenheiros Paulo Patrício da Silva, coordenador da Câmara Técnica de Energia (Catene), e Luiz Braz de Oliveira.

 Mato Grosso do Sul

Pelo Convênio firmado entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Aneel, compete à Agepan fiscalizar as usinas em construção até a entrada em Operação. Para as usinas em operação, a agência federal prioriza as fiscalizações em usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e com exportação de energia elétrica para o sistema.

São fiscalizadas Usinas Hidrelétricas (UHE), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Usinas Termelétricas (UTE).

No ano de 2018, foram realizadas fiscalizações em 13 empreendimentos geradores: 7 Usinas Termelétricas, 4 Pequenas Centrais Hidrelétricas e 2 Usinas Hidrelétricas.

Gizele Oliveira – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan).

Deixe seu Comentário