Três Lagoas firma parceria com cidades sul-americanas por intercâmbio cultural

Sharing is caring!

Uma comitiva de Três Lagoas esteve no último final de semana em viagem a algumas cidades da Argentina. O intercâmbio cultural promoveu reuniões junto a Prefeitura da cidade de Posadas, capital da província Missiones e na pequena Puerto Tirol, localizada na província de Chaco.

As cidades escolhidas para a parceria mantêm dois fatores em comum com Três Lagoas: a proximidade com o Rio Paraná e a cultura musical em torno do chamamé, gênero musical predominantes na Argentina, no Paraguai e no Brasil, sobretudo, no Mato Grosso do Sul, grande herdeiro da cultura ‘hermana’.

POSADAS, Missiones

Na primeira parada no País vizinho, na sexta-feira (5), a equipe formada por integrantes da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), diretoria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), por meio da Diretoria de Turismo, e a Diretoria de Captação de Recursos, se reuniu com gestores da Prefeitura.

No prédio da Prefeitura de Posadas, às margens do Rio Paraná, o Secretário de Governo, Florentin Mario Fabian, junto com o secretário de Cultura e Turismo, Cristian Ariel Humada, recebeu a delegação três-lagoense.

Entre os temas discutidos, ficou tratado um acordo de intercambio de artistas dos municípios em eventos culturais que envolverão música, gastronomia, artesanato, teatro, dança, turismo e arte audiovisual.

A ideia será colocar a parceria em prática, já na próxima edição da Festa do Folclore de Três Lagoas, que terá sua 30ª edição em agosto e no “48° Festival Nacional de la Música del Litoral” que acontecerá em agosto no Município de Posadas que inspirará o “Primeiro Encontro Mercosul de Arte e Cultura das Margens do Rio Paraná”

“Hoje celebramos um momento histórico, pois estamos quebrando uma barreira geográfica e estamos dando um impulso muito forte para o desenvolvimento cultural e turístico da nossa Cidade”, comemorou Rodrigo Fernandes, diretor de Cultura.

PUERTO TIROL, Chaco

No sábado (7), na Cidade de Puerto Tirol, distante 13 km de Resistencia, capital do Chaco, um acordo de irmandade foi assinado pela prefeita Cláudia Patrícia Gronda. “Três Lagoas, localizada há quase 1.500 km, é uma Cidade que também ama o chamamé. Esse acordo nos permitirá o intercambio de músicos, dançarinos e toda cultura, em geral, entre as Cidades”, disse a Prefeita de Puerto Tirol.

O acordo levado à Argentina foi assinado pelo prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro e apresentado ao povo puertenho em uma palestra que contou parte da história cultural da Cidade.

A comitiva três-lagoense foi composta pela secretária de Educação e Cultura (SEMEC), Maria Celia Medeiros; pelo diretor de Cultura Rodrigo Fernandes; pela diretora de Turismo, Tatiana Giacheta; a coordenadora de projetos da Cultura Pamella Schefer; diretora de Captação de Recursos, Neide Oliveira; o gestor de políticas públicas da Diretoria de Turismo, Edvaldo Felix Pereira; coordenador da Casa do Artesão, Eduardo Nakamura; além dos professores de projetos da diretoria de Cultura, Edvaldo Castro Guimarães “Neguinho Berranteiro” e Everton Ottoni.

A viagem do grupo à Argentina contou com uma grande parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas (SINDIVAREJO), inclusive com a presença do diretor executivo Djair Martinez. Outro apoiador da comitiva foi o produtor cultural Wilson Taveira Júnior, de Campo Grande, que serviu como elo das parcerias conquistadas.

Vista do Rio Paraná pela janela da Prefeitura de Posadas – ARG.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Tereré News

Editor - Tereré News

Sua opinião é muito importante para nós!

%d blogueiros gostam disto: