Saiba como foi a abertura da 62ª CONCAFRAS-PSE; evento reuniu mais de 1.800 pessoas em Campo Grande

Sharing is caring!


O evento conta com a participação de caravaneiros de todo o Brasil e de sete países

Aconteceu na noite deste sábado (10) nas dependências da Faculdade Uniderp da Avenida Ceará em Campo Grande/MS a cerimônia de abertura da 62ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Concafras. O congresso tem como principal objetivo a formação de trabalhadores voluntários, e é realizado há 62 anos cada vez em um local diferente sempre no período do Carnaval.

A abertura contou com a presença da vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, da conselheira do Concafras Rosana Maria Ferreira Borges, do presidente João Carlos Rosa, e ainda, Yara Elizabete, Luciano Santos, Luciano Sanches, Giraldelli, do vereador Lívio Viana de Oliveira (Dr. Lívio) e representantes da Colombia, Filipinas, Argentina e Portugal.

 

O caravaneiro Vitor Rojas proferiu a prece inicial.

Até o final da manhã de sábado (10) já tinham chegado 16 ônibus. Mais de 1.800 pessoas de 20 estados do país e 124 cidades. Enquanto cerca de 500 participantes se hospedaram em hotéis de Campo Grande, outros 1.000 estão alojados na própria universidade.

No domingo (11) pela manhã foi realizado uma ação Campanha de Fraternidade Auta de Souza, que dá nome ao congresso. Todos os participantes, incluindo crianças e jovens, percorrereram  seis bairros da Capital (Mata do Jacinto, Tiradentes, Flamboyant, Arnaldo Figueredo, Estrela do Sul e Maria Aparecida Pedrossian) levando uma mensagem espírita e pedindo doações de alimentos e/ou roupas usadas que serão distribuídos durante o evento para comunidades carentes.

Na segunda-feira (12) à tarde, os congressistas poderão colocar em prática aquilo que aprenderam nos diversos cursos oferecidos. Os voluntários estarão no centro de Campo Grande, em asilos e núcleos de trabalhos sociais já desenvolvidos na cidade para atuar com crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Serão 16 locais com práticas de atividades com temáticas voltadas para a educação, assistência e promoção social, campanha de combate às drogas e ao alcoolismo e de prevenção ao suicídio e ao aborto. O evento termina na terça-feira (13) pela manhã.

Cursos oferecidos

A 62ª CONCAFRAS-PSE oferece mais de 140 cursos para os participantes escolherem em diversas áreas de atuação. Entre algumas opções estão temas como “Viver vale a pena, suicídio nunca!”, “Depressão à luz do Espiritismo”, “Alcoolismo”, “Relacionamento conjugal”, “Os exemplos de Jesus na educação dos filhos”, “Trabalho com idosos” e “Trabalho com gestantes”.

Os cursos são ministrados por voluntários especializados de diversas partes do país. Um deles é o médico cardiologista e físico Sérgio Thiesen que vai abordar o tema “Univeso e Vida” esclarecendo muitas perguntas que ainda persistem na mente da humanidade como a criação do mundo e se há vida em outros planetas.

“O diferencial do evento é que também há estudos voltados para crianças e jovens. Os adolescentes de 12 e 13 anos, por exemplo, podem participar de campanhas contra as drogas e o suicídio ou discutir a dependência da internet e dos jogos eletrônicos, enquanto as crianças com mais de seis anos são despertadas para temas como a importância da família e o perigo dos vícios. Também há atividades para bebês e crianças de todas as idades”, explica o Presidente da 62ª CONCAFRAS-PSE, João Carlos Rosa.

“Embora a CONCAFRAS seja dirigida por grupos espíritas, ela tem o cunho ecumênico, já que a caridade não é patente exclusiva de nenhuma religião. Inclusive um dos cursos oferecidos será ministrado pela Irmã Aíla Pinheiro, uma freira que é grande pesquisadora dos textos bíblicos. O congresso vem ao encontro de todos que desejam fazer o bem e se sentir úteis na sociedade”, convida um dos coordenadores da 62ª CONCAFRAS-PSE, Vitor Rojas.

 

Tereré News com informações da Assessoria de Comunicação.

Nossos agradecimentos a jornalista Marcela Albres.

 

Galeria de imagens:

 

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar