Fruta Símbolo do MS é atração de festa em Bonito no sábado (2)

Sharing is caring!

 

Veja a agenda e participe.

ESTRELA: A ESPECIARIA DE GUAVIRA

Fortalecimento do cerrado como bioma e gerador de recursos.

Desenvolvida pelo sr. Almiro Kelm, a especiaria é feita com a casca e a semente desidratadas e tempera pratos doces e salgados.

A guavira já é utilizada no preparo de diversos pratos, nos molhos e sobremesas. Este ano o Cata GUAVIRA vem fomentar o uso da especiaria nos pratos da culinária tradicional. As oficinas serão realizadas na Feira do Produtor, aproximando o evento da comunidade local, com uma abordagem voltada para entendermos a responsabilidade com o alimento. Desde o seu cultivo, seu uso adequado para evitar o desperdício e aproveitar todo seu potencial nutritivo. Vamos estender esse entendimento até o uso consciente dos restos de comida em
composteiras para que seus nitrientes retornem ao solo, dando início o processo novamente.

Com o apoio da Pestalozzi de Bonito, da Associação dos Chefs Pantaneiros, do Instituto Paulo Machado, o CATA GUAVIRA assume a responsabilidade de trazer para Bonito a importância da guavira para o fortalecimento do Cerrado como bioma e gerador de recursos, implementando novos sabores na gastronomia, importante setor para o desenvolvimento do turismo e da identidade regional.

Conheça a Guavira

A GUAVIRA é um arbusto típico do Cerrado, sua polpa é suculenta, doce e acidulada, com sementes brancas e moles nela dispersa.

Na época da colheita é comum vermos as pessoas com as sacolas em mãos no meio do cerrado coletando as frutinhas. Assim, na região, utiliza-se o termo “catar guavira” para colher as frutas.

VAMOS CATAR GUAVIRA?
Na época da colheita é comum vermos as pessoas com as sacolas em mãos no meio do cerrado coletando as frutinhas. Assim, na região, utiliza-se o termo “catar guavira” para colher as frutas.
 

A casca e a semente desidratadas têm um aroma delicioso, ideal para uso em doces ou em temperos de carnes ou legumes, podendo ser usada onde vai a noz moscada.

Tereré News

Editor – Tereré News

Sua opinião é muito importante para nós!

%d blogueiros gostam disto: