Equipe da FCMS vai a Paranaíba para capacitar agentes de biblioteca e faz visita técnica a Museu

Campo Grande (MS) – A pedido da Secretaria de Educação do município de Paranaíba, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza nos dias 13 e 14 de setembro uma capacitação para formação de agentes da Biblioteca Pública Municipal Nancylta Salgueiro Dias.

O curso será ministrado pelo coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul (SEBP/MS), Fabio Mota Queiroz, que vai abordar o desenvolvimento das políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas, além de conceitos de bibliotecas, gestão, organização e atuação, a fim de ampliar a visão dos participantes a respeito da importância desse equipamento público para o desenvolvimento social e econômico do município.

O curso vai abordar também as políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas (inclui lei nº 4084, de 30 de junho de 1962); os espaços formais e não formais de leitura e cultura: bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e pontos de cultura; gestão e organização em bibliotecas públicas e as formas de captação de apoio e recursos.

Segundo a solicitação, a biblioteca de Paranaíba não possui programa adequado para controle do acervo e o método de empréstimo de livros é realizado por meio de fichas, merecendo uma modernização, e os profissionais lotados atualmente na biblioteca são inexperientes e precisam de uma profissionalização adequada para lidar com o acervo existente.

Na mesma ocasião, a FCMS e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizam uma visita técnica ao museu histórico municipal de Paranaíba, Dico Quirino, com o objetivo de verificar se a reforma do museu foi feita de acordo com as normas técnicas museológicas, já que a reforma foi realizada com dinheiro público. A visita foi solicitada pelo Ministério Público e pelo Ibram e vai ser realizada pela historiadora Rita Natalia Serenza, da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, e pela museóloga Sara Bernal, do Iphan-MS.

O museu guarda diversos artefatos históricos de valor para a história paranaibense, por isso, recebeu um trabalho de reforma geral, desde 2015, com correção de rachaduras, restauração de beirais, vedação e impermeabilização das paredes, limpeza e troca de calhas danificadas, troca do telhado, pintura e impermeabilização da laje.

Também houve o aumento de uma sala que será utilizada como reserva técnica, para que haja o rodízio dos materiais expostos ao público.  O acervo de exposição recebeu um trabalho de manutenção e higienização por parte dos servidores do local, que contaram com a colaboração de alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Mais informações sobre o curso de capacitação e sobre a visita técnica pelo telefone (67) 3316-9163.

Karina Lima – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)

Foto: Prefeitura Municipal de Paranaíba

Tereré News

Editor - Tereré News

Sua opinião é muito importante para nós!