Deputados prestigiam o lançamento do Projeto Rondon Operação Pantanal em MS

A assinatura do convênio celebrado entre o Estado e o Ministério da Defesa para a realização do Projeto Rondon-Operação Pantanal aconteceu nesta tarde (12/9) no auditório da governadoria. Onze municípios do Estado serão beneficiados com as ações que serão desenvolvidas no período de 6 a 22 de julho de 2018. Os municípios contemplados foram Bandeirantes, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

Cada município receberá por 12 dias duas instituições, com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As equipes trabalharão com oficinas em várias áreas do conhecimento, como cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.

O deputado Felipe Orro (PSDB), 3º secretário da Casa de Leis, representou a Assembleia Legislativa no evento. “Mato Grosso do Sul fica feliz com toda essa ação do Projeto Rondon. A vinda para o Pantanal em parceria com os municípios e o Estado vai dar ganho social a essas comunidades, preservando o meio ambiente e cuidando das pessoas carentes que vivem nesses municípios. Com certeza o planejamento do Ministério da Defesa será uma ação de grande sucesso”, relatou.

O Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, reiterou a importância do convênio celebrado com o Estado. “Essa cerimônia se reveste de uma importância muito grande para nós. É a oportunidade que dá um caráter solene a um trabalho que tem sido desenvolvido em Mato Grosso do Sul. A Operação Pantanal em 11 municípios traz para cá o estudante universitário para que ele possa desenvolver e aplicar seus conhecimentos”, explicou.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), lembrou do primeiro contato com o Projeto Rondon. “Conheci o Projeto Rondon na minha adolescência, em Nioaque. A importância do projeto é poder ensinar e aprender a partir da integração entre as pessoas de diferentes regiões do Brasil. É levando cultura e cidadania, e trazendo também, que a realidade tão plural do país será conhecida. Isso é louvável. Agradeço em nome de todos os prefeitos essa parceria com o Ministério da Defesa”, ressaltou.

Também participaram da solenidade o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Casa de Leis e o deputado estadual Beto Pereira (PSDB), vice-líder do governo no Parlamento Estadual.

Projeto Rondon – O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, soma esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Ministério da Defesa coordena a iniciativa que tem, ainda, a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República.

As Forças Armadas garantem a logística e a segurança necessárias às operações, por intermédio das unidades militares, que servem de apoio e base para os estudantes e professores.

* Com informações do Ministério da Defesa

Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães 

Tereré News

Editor - Tereré News

Sua opinião é muito importante para nós!